Relembrando Campeões da Copa do Mundo - Clube da Bola
Zum Inhalt springen

Gedenken an Weltmeister

Die letzte Weltmeisterschaft fand letztes Jahr statt, aber erinnern wir uns an einige der bemerkenswerten Momente und den Kontext der Siege bei allen Turnieren in der Geschichte!

A Copa do Mundo da FIFA é o torneio de futebol mais prestigioso do mundo, que ocorre a cada quatro anos e reúne seleções nacionais de todos os continentes. Desde a primeira edição em 1930 até os dias atuais, a competição proporcionou inúmeras vitórias memoráveis e momentos marcantes que ficarão gravados na história do esporte. Nesse sentido, vamos contextualizar a timeline de todas as Copas do Mundo e destacamos alguns desses momentos inesquecíveis.

Anzeigen

Anzeigen

Copa do Mundo de 1930- 1934: Uruguai e Itália

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, e a equipe anfitriã conquistou o título. O momento mais marcante com certeza foi a final, em que o Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2 na prorrogação. Este foi um marco na história do futebol e também no mundo dos esportes, que teve como resultado a torcida uruguaia celebrando calorosamente o título.

Anzeigen

A Itália sediou a segunda edição da Copa do Mundo, 1934, e também emergiu como vencedora. O momento marcante escolhido foi a chamada “Batalha de Florença” nas quartas de final, onde a Itália derrotou a Espanha após uma partida extremamente física e tensa. Quem levou a taça foi, novamente, a seleção anfitriã, no jogo com um placar de 2 a 1 contra a Tchecoslováquia.

Anzeigen

Copa do Mundo de 1938-1950: Itália e Uruguai

Anzeigen

Apesar dos favoritos para a recepção serem Argentina e Alemanha no ano de 1938, a França conquistou essa vaga da Copa, sediando o torneio. A final foi disputada entre a seleção italiana ganhando de 4 a 2 da a equipe da Hungria. O momento memorável foi a vitória nas quartas de final sobre a então campeã Itália, que fez história.

Por conta da Segunda Guerra, algumas edições da Copa não foram realizadas. Na primeira Copa do Mundo no Brasil em 1950, o Uruguai ganhou seu segundo título e fez história ao derrotar o Brasil com um placar de 2 a 1 na famosa “Final do Maracanã” ou “Maracanaço”, um dos momentos mais dramáticos da história do futebol.

Copa do Mundo de 1954- 1958: Alemanha Ocidental e Brasil

Anzeigen

Anzeigen

A Suíça foi a sede do ano de 1954 e o marco da edição foi quando a Alemanha Ocidental venceu a Hungria na final, encerrando uma sequência de 32 jogos invictos dos húngaros. Este evento é conhecido como o “Milagre de Berna”. Na sexta edição, o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em terras suecas, e a vitória de Pelé, que tinha apenas 17 anos, marcou o torneio. Foi neste momento que o mundo conheceu uma nova estrela.

Copa do Mundo de 1962-1966: Brasil e Inglaterra

O Brasil é destaque ao vencer pela segunda vez seguida, desta vez no Chile, e Pelé brilhou mais uma vez. O torneio até hoje é lembrado por sua qualidade técnica e a emocionante final entre Brasil e Tchecoslováquia resultou num placar de 3 a 1. A Inglaterra sediou o torneio em 1966 e conquistou seu primeiro título no torneio. Nossa menção especial é a final icônica contra a Alemanha Ocidental. O placar final foi de 4 a 2 para Inglaterra e o craque escolhido foi o Geoff Hurst que marcou um hat-trick.

Copa do Mundo de 1970-1974: Brasil e Alemanha Ocidental

O Brasil ganhou seu terceiro título na Copa do Mundo que ocorreu em 1970 no México, com nomes como Pelé, Jairzinho e Tostão liderando uma equipe lendária. O último jogo foi contra a Itália, que resultou em 4 a 1 para os brasileiros. Esta, é lembrada como uma das melhores finais de todos os tempos. A Alemanha Ocidental ganhou a edição de 74 em casa e o momento de destaque foi a vitória na final contra os Países Baixos, liderados pelo jogador Johan Cruyff. O segundo título alemão foi garantido por 2 gols contra 1.

Copa do Mundo de 1978-1982: Argentina e Itália

Anzeigen

A Argentina sediou e venceu sua primeira Copa do Mundo, e o destaque foi a habilidade de Diego Maradona, que mais tarde se tornaria uma lenda. A edição de 78 foi polêmica devido a influência da ditadura militar, que o país vivia, na conquista da taça. A Copa na Espanha foi a primeira a contar com 24 seleções. Em 1982, o Brasil deslumbrou o mundo com seu “futebol arte”, mas quem levou o título foi a Itália, se destacando nas partidas eliminatórias, incluindo uma vitória sobre o Brasil. A final que garantiu o título aos italianos se resumiu no placar de 3 a 1 contra os alemães.

Copa do Mundo de 1986-1990: Argentina e Alemanha Ocidental

Maradona liderou a Argentina à segunda vitória em 1986, e sua famosa “Mão de Deus” e o “Gol do Século” contra a Inglaterra são lembrados como momentos lendários para o futebol. Jogando em solo italiano, desta vez, a Alemanha Ocidental buscou a revanche pela Copa anterior e marcou 1 gol contra a Argentina na final, que não fez nenhum. O torneio é lembrado por ser intenso e muito competitivo.

Copa do Mundo de 1994-1998: Brasil e França

O Brasil conquistou seu quarto título nesta edição, que foi a estreia dos Estados Unidos como sede. A equipe brasileira teve Romário e Bebeto como destaques. A final contra a Itália foi decidida nos pênaltis e, por 3 a 2, quem levou a taça foram os brasileiros. A França venceu em casa, e a final contra o Brasil é muito lembrada por Zinédine Zidane marcando dois gols de cabeça. O craque do país verde e amarelo, Ronaldo, sofreu uma convulsão no dia da final, mas entrou em campo assim mesmo. A derrota foi de três a zero para os franceses.

Copa do Mundo de 2002-2006: Brasil e Itália

Em 2002, o Brasil se tornou o único país pentacampeão da Copa do Mundo, jogando na Coreia do Sul e no Japão. A seleção da Alemanha chegou à final mas teve um total de 0 gol no último jogo, perdendo para os 2 gols de Ronaldo, que foi o craque da edição. Na Copa seguinte, de 2006, a Itália marcou 1 a 1 contra a França e venceu por 5 a 3 nos pênaltis na final, em um jogo icônico, marcado pela cabeçada de Zidane em Marco Materazzi.

Copa do Mundo de 2010-2014: Espanha e Alemanha

A Espanha conquistou seu primeiro título mundial, em solo sul-africano, com um estilo de jogo caracterizado pelos toques de bola envolventes, derrotando a Holanda na final. O placar foi de zero a zero durante os noventa minutos de jogo, mas os espanhóis fizeram o gol da vitória na prorrogação. Em 2014 o Brasil sedia o torneio e o anseio pelo hexa dentro de casa contagia o país. A seleção foi desclassificada nas semifinais pela Alemanha, que marcou 7 gols contra um único do Brasil. O time alemão derrotou a Argentina na final, com 1 gol marcado na prorrogação.

Copa do Mundo de 2018-2022: França e Argentina

Em 2018, a Rússia sedia o torneio pela primeira vez. A França venceu a Croácia na final que resultou em 4 a 2. Com destaque para o jovem talento como Kylian Mbappé. A última Copa do Mundo, em 2022, foi sediada no Catar. O último jogo foi extremamente disputado e alguns apelidaram de “a melhor final da história”. Com o placar empatado em 3 a 3, o jogo vai para os pênaltis e o atual melhor jogador do mundo, Messi, ergue a taça após os 4 gols contra os 2 da França.

A Copa do Mundo da FIFA conta com histórias, heróis e momentos icônicos que contribuíram para tornar este torneio o evento esportivo mais emocionante do planeta. Este campeonato não apenas celebra o talento e a paixão pelo futebol, mas também promove a unidade e o espírito esportivo em uma escala global. Dos heróis do passado, como Pelé, Maradona e Beckenbauer, aos talentos emergentes de hoje, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, a Copa continua a ser o palco onde os sonhos se tornam realidade.